Faça uma pergunta.


Siga nosso blog.



Participe do nosso grupo no Facebook.


Apresentando o Labirinto para os Outros

Você pode reconhecer a necessidade de usar um labirinto em seu trabalho (veja nosso Página do Labirinto como uma Ferramenta para exemplos e orientação para usar o labirinto em áreas específicas). Alternativamente, você pode querer trazer um labirinto para sua comunidade, local de culto ou organização. Ou você pode se sentir inspirado a começar uma prática de labirinto, onde você se oferece para receber caminhadas para diferentes grupos de pessoas, ou em oficinas ocasionais que você hospeda.

Abaixo, você encontrará informações e links para fontes de orientação para apoiar a introdução do labirinto em cada uma dessas áreas. Basta clicar no item da lista abaixo que você deseja visualizar.

  Considerações para a introdução de um labirinto em grupos e orgnizações
  Fazendo ou comprando um labirinto
  Situando e orientando um labirinto
  Financiando um projeto de labirinto
  Dia Mundial do Labirinto

Considerações para introduzir um labirinto a grupos e orgnaisations

A introdução de um labirinto em qualquer grupo de pessoas pode começar de maneira tão simples quanto oferecer uma oportunidade de percorrer um labirinto portátil. Em alguns casos, tais eventos "únicos" como parte de festivais, ou sendo hospedados por entusiastas do labirinto, encorajaram as comunidades (clubes, igrejas, comitês comunitários, e mais) a investigar se eles poderiam criar um ambiente temporário ou permanente. labirinto próprio.

Alguns decidem construir seu próprio labirinto - talvez um cortado na grama, marcado em uma área externa com pedras, ou pintado em um chão. Alguns fizeram ou compraram labirintos temporários de telas ou outros materiais que podem ser regularmente estendidos para caminhadas. Esses eventos são às vezes combinados com uma oportunidade para os participantes se reunirem depois de compartilhar suas reflexões e para se socializarem. Outros lançaram campanhas para financiar e comissionar instalações por construtores profissionais de labirintos.

Neste último caso, permissões e fundos significativos podem estar envolvidos, provavelmente incluindo uma proposta para convencer os envolvidos na tomada de decisões sobre tais coisas que o empreendimento vale a pena. Isso pode envolver a descrição de como o labirinto se destina a oferecer benefícios (por exemplo, em um ambiente de saúde, fazendo referência à pesquisa sobre os benefícios de saúde demonstrados ao andar em labirinto). No entanto, para projetos menos ambiciosos, isso não é necessário.

Os labirintos que devem ser dispostos mais ou menos permanentemente precisam ser cuidadosamente localizados, sejam eles internos ou externos. Eles devem idealmente estar em superfícies uniformes, construídas de uma maneira que minimize o dano causado pelo vento, chuva e calor (por exemplo, um caminho concretado precisa atender a drenagem e ser colocado de tal maneira para evitar rachaduras excessivas com variações de temperatura) e os possíveis efeitos do gelo).

Alguns indivíduos prestam atenção especial não apenas à localização de um labirinto, mas também à orientação de sua entrada e localização de seu centro. Na tradição da fé cristã, por exemplo, é normal orientar a entrada para apontar para o leste - a direção do sol nascente. Outros detectam a localização e a orientação, acreditando que um labirinto revelará sua localização divina por esse meio.

Quando um labirinto é para ser percorrido pela primeira vez, é comum dedicar ou oferecer uma bênção para o labirinto, seu papel na comunidade ou propósito a ser servido. Isto pode tomar a forma de uma cerimônia simples, honrando o dom e poder do labirinto. Leituras, orações ou simplesmente palavras de intenção positiva podem ser incluídas.

Eventos de dedicação e lançamento podem ser uma causa específica de promoção. Cartazes, panfletos, postagens em mídias sociais, press releases e boca-a-boca podem ter um papel na conscientização do labirinto. Uma vez estabelecidas, menções boca-a-boca de indivíduos que experimentaram o labirinto podem se tornar mais importantes.

Labirintos que são permanentemente acessíveis em locais ao ar livre, muitas vezes atraem a atenção dos transeuntes. Uma vez que estes podem ser percorridos a qualquer hora, e não hospedados, uma pequena placa explicando o que é um labirinto, e algumas orientações básicas para caminhar, pode ajudar a encorajar os recém-chegados a pisar em seu caminho. Folhetos informativos protegidos por uma pequena caixa podem alcançar o mesmo propósito.

Além de criar e disponibilizar um labirinto, também pode ser dada atenção a como ele pode ser usado regularmente em um campo de trabalho ou para construir relações com a comunidade. Por exemplo, uma caminhada organizada oferecida em um horário determinado a cada semana, seguida por uma oportunidade para os participantes compartilharem informalmente após a caminhada, pode ser uma maneira poderosa de incentivar o compartilhamento da comunidade.

Clique aqui para voltar ao topo da página.

Fazendo ou comprando um labirinto

Claro, você pode preferir criar um labirinto próprio, seja para um grupo ou para seu uso pessoal. Há muitos exemplos de labirintos que foram formados com pedras de pavimentação em quintais, cortados em relva ou pintados em parques infatins.

Padrões de labirintos bálticos, medievais e clássicos podem ser desenhados com relativa facilidade com o auxílio de alguns conhecimentos básicos e algumas ferramentas básicas (como uma régua quadrada, fita métrica e um pedaço de corda). Os seus contornos podem ser replicados rapidamente, trabalhando a partir do que é conhecido como "padrão de sementes", um plano simples de linhas e pontos de marcadores que são mapeados próximos ao centro do labirinto. O diagrama abaixo ilustra o processo de desenho de um labirinto de estilo clássico, construído a partir de tal padrão.

Uma série de vídeos, livros e outros materiais do YouTube descrevem como marcar diferentes designs de labirintos, incluindo:

The Labyrinth Society, labirintos clássicos e medievais

Discover Labyrinths. Extensa coleção de vídeos, mostrando como desenhar e fazer vários tipos de labirintos.

The Transition Labyrinth Vídeo de Jamie Edmonds, mostrando como criar um labirinto na praia.

Grass labyrinth Vídeo ilustrando um labirinto sendo cortado em um gramado de grama.

Creating a five-Circuit Chakra Vyhua labyrinth mostra como criar um labirinto temporário em questão de minutos.

Making a canvas labyrinth mostra como um labirinto de tela foi pintado.

Laying out a Rope Labyrinth

Chalk yard labyrinth mostra como giz um labirinto de 11 circuitos em um quintal ou pátio de recreio da escola.

Make a plaster finger labyrinth mostra como criar um labirinto de dedo de gesso.

A maioria dos vídeos listados acima está no idioma inglês. Por favor, deixe-nos saber se você se deparar com outros, ou fazer um dos seus próprios, em seu próprio idioma. Os labirintos “pop-up” - aqueles que se destinam a ser configurados e depois desmontados após um único evento - podem ser criados usando uma ampla variedade de materiais baratos. Corda de bungee, fita adesiva, velas e linhas de giz estão entre as possi-bilidades de marcar um caminho temporário. Um labirinto que é cortado numa praia, neve ou no solo de um campo não cultivado não tem custos, mesmo que não seja muito duradouro.

Polycanvas e acrílicos são especialmente populares como materiais de base para labirintos portáteis, oferecendo durabilidade e intempéries. Outros materiais podem ser usados para uso externo mais regular, por exemplo, tecido UPS, o tipo de material que costuma ser usado para produzir banners publicitários temporários.

Entretanto, virtualmente qualquer material será suficiente para criar um labirinto interno que terá uso relativamente limitado, especialmente se os caminhantes tiverem o cuidado de respeitar a natureza danosa do material sobre o qual estão andando (por exemplo, retirar o calçado antes de entrar).

   
Labirintos pintados em telhas de carpete, e marcados com corda de crochê
Imagem de labirinto de cordas © Carol Maurer

Se você não quiser experimentar criar um labi-rinto portátil, você pode solicitar ajuda de vários fabricantes de labirintos bem estabelecidos. Muitos deles também podem ajudar na criação de artefinal para designs diferentes dos padrões mais comuns. Por exemplo, o trabalho de Lisa Moriarty, criadora do labirinto do Labirinto da América, inclui exemplos de labirintos que incorporam um motivo de árvore, estão centrados em torno de um centro em forma de coração, e que ecoam a forma angular de muitos labirintos que são vistos em mosaicos romanos, entre outros. As carteiras de outros forne-cedores são igualmente variadas.

Projetos para introduzir labirintos em um espaço público, bem como em locais como campus univer-sitário, campus corporativos e casas de repouso, podem exigir uma instalação mais permanente. Tais projetos normalmente requerem orçamentos maiores, e serão muito auxiliados pela experiência de um especialista em labirinto.

Mesmo aqui, os custos podem ser minimizados quando os voluntários estão prontos para se envolver no projeto. Por exemplo, um trabalho de amor combinado com a perícia em construção ajudou a criar o belo labirinto da Árvore da Vida que é protegido por dois carvalhos gigantes nos jardins da Grace Episcopal Church em Houston, Texas.

No entanto, praticamente qualquer material será suficiente para criar um labirinto interno que terá uso relativamente limitado, especialmente se os caminhantes tiverem o cuidado de respeitar a natureza danosa do material sobre o qual estão andando (por exemplo, removendo seus sapatos antes de pisá-los) ).

Se você não quiser experimentar a criação de um labirinto portátil, você pode obter ajuda de vários fabricantes de labirintos bem estabelecidos. Muitos deles também podem ajudar na criação de arte-final para designs diferentes dos padrões mais comuns. Por exemplo, o trabalho de Lisa Moriarty (Caminhos da Paz inclui exemplos de labirintos que incorporam um motivo de ramo de ilusão de árvore, ou estão centrados em torno de um centro em forma de coração, entre outros.

Projetos para introduzir labirintos em espaços públicos, assim como em locais como campus universitário, campus corporativos e casas de repouso, podem exigir uma instalação mais permanente. Tais projetos normalmente requerem orçamentos maiores, e serão muito auxiliados pela experiência de um especialista em labirinto.

Mesmo aqui, os custos muitas vezes podem ser minimizados quando os voluntários estão prontos para se envolver no projeto. Por exemplo, alguns labirintos foram introduzidos como parte do projeto de jardinagem comunitária ou Venture Scout. A oportunidade para os membros de uma comunidade que percorrerem um labirinto para se envolverem em sua criação pode ser uma maneira poderosa de atrair interesse e participação..

Clique aqui para voltar ao topo da página.

Financiando um projeto de labirinto

Para um projeto de labirinto permanente e significativo, muito tempo e esforço podem estar envolvidos para persuadir os outros de que o projeto vale a pena. Isso pode envolver a referência aos benefícios esperados de fornecer um labirinto (por exemplo, referenciando pesquisa citada pela The Labyrinth Society), estabelecendo as necessidades de financiamento, solicitando permissão de planejamento, comissionando e / ou organizando a construção do labirinto. Possíveis doações, organização ou financiamento do governo e contribuições financeiras voluntárias, como crowdsourcing, podem ser buscadas.

Os seguintes modelo de proposta (em Desenvolvido pela Universidade de Oklahoma e oferecido pela The Labyrinth Society, pode ser útil para a criação de propostas de financiamento de labirintos para fins de comunidade e bem-estar.

Clique aqui para voltar ao topo da página.

Várias pessoas conseguiram realizar projetos de labirinto significativos através de sua perseverança, visão e incentivo a outros. Por exemplo, o arenito Chartres Labyrinth no Centennial Park, em Sydney, Austrália, foi a visão de uma mulher notável, Emily Simpson. Com doações de uma comunidade inspirada, este labirinto agora desempenha um papel importante em um grande espaço público na cidade. Ouça a história de Emily em Emily Simpson The lady of the Labyrinth (Karen Swain ATP Radio podcast, toca imediatamente. Em inglês).

Outros projetos de labirintos foram planejados por um indivíduo, mas reuniram muitas mãos ao mesmo tempo para construir um labirinto em um espaço publicamente acessível. Por exemplo, existem numerosos exemplos de labirintos de solo e pedra planejados como parte de um projeto especial do Venture Scout. Seguindo o planejamento e elaborando como o labirinto será construído, um grupo de batedores e outros voluntários geralmente se reúnem, geralmente concluindo a escavação e a marcação de um labirinto em um único dia.

Situando e orientando um labirinto

Algumas pessoas acreditam que não há uma maneira "correta" de determinar onde um labirinto deve estar situado, nem qual direção a sua entrada deve enfrentar. Alguns acreditam que a radiestesia, a intuição ou outros métodos devem ser usados ​​para fazer essas escolhas. Outros acreditam que considerações práticas, como trabalhar ao redor de árvores, encontrar o terreno mais plano e posicionar a entrada onde ela pode fornecer o acesso mais fácil, são mais relevantes para decidir onde posicionar um novo labirinto.

Tradição, simbolismo ou ritual também podem desempenhar um papel - por exemplo, os labirintos associados à maioria das igrejas cristãs são geralmente alinhados para que os caminhantes entrem na direção oeste, voltados para o "sol nascente" (e Cristo) que aparece pela primeira vez no leste. .

Geomancia, que está preocupada com a compreensão das energias da Terra, e então o que pode ser mais apropriadamente colocado onde, e Feng shui, são assuntos que você pode querer explorar (o seguinte artigo explica a diferença entre estes dois: Geomancy vs. Feng Shui). O site da Sig Longeren , Mid-Atlantic Geomancy , oferece muitas informações sobre este assunto .

Outras excelentes fontes de informação sobre geomancia e dowsing incluem:

na hrvatskom English Marko Pogačnik, Artista da UNESCO para a Paz (em Croata e Inglês)
English Tony Christie, radiestesista, professora espiritual, autora, construtora de labirintos, artista, consultora e professora inspiradora (em inglês)
En español English Karmit EvenZur,geomante e contador de histórias (em espanhol e inglês).Veja também o site, En español English Earth Speaks, que oferece cursos de geomancia, entre outras ofertas
na hrvatskom auf Deutsch English Gea Viva, centro de geomancia e de arte (em croata, alemão e inglês)
English Adventures in Dowsing, podcast, hospedado pelo geomancer Grahame Gardner (in English)
English Marty Cain, artista, designer de labirinto e geomancer (em inglês)
English Earth Energy Network, blog e comunidade do Facebook (inglês, baseado no Reino Unido)
auf Deutsch English Lifenet, comunidade internacional de geomantes (em alemão e inglês)

Se confiarmos onde localizar um labirinto usando a radiestesia, você pode ter a sensação de que nem sempre é necessário colocar um labirinto em um lugar específico - pode haver algo que não é visto no local, como as energias terrestres que estão no trabalho, isso pode significar que não está inclinado a ser ou não deveria estar lá.

Quer você deseje ou não investigar o significado da geomancia, vale a pena considerar se o local planejado para o labirinto está próximo de linhas de energia elétrica, transmissores de telefones celulares ou outros canais de alta energia. Estes podem distrair do foco de energia de um labirinto.

O giro inicial de um labirinto pode ser no sentido horário ou anti-horário. Um significado simbólico em algumas crenças, ou uma intuição, ou uma orientação divina (normalmente, em vão) pode determinar a direção. Caso contrário, parece haver tantos labirintos que seguem um sentido horário quanto um sentido anti-horário (embora os padrões no sentido horário pareçam mais populares nos últimos anos).

Dia Mundial do Labirinto (World Labyrinth Day)

O World Labyrinth Day é um evento anual realizado todo mês de maio, patrocinado pela The Labyrinth Society . Neste dia, às 1 horas em seu próprio fuso horário, os indivíduos são convidados a "andar como um a um".

O Dia Mundial do Labirinto pode oferecer uma excelente oportunidade para divulgar um evento de labirinto e atrair o interesse pelo labirinto de sua comunidade.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Labirinto clicando aqui.

Clique aqui para voltar ao topo da página.

Labyrinth Launchpad
Apoiando amantes do labirinto no mundo inteiro.


HOMEPRIVACYSITE MAP    Website updated 2019    This page version 1.0, last updated 21 June 2019